Módulo 1 - Curso Livre de Formação em Instrutor de Taiji (Tai Chi Chuan) Contemporâneo turma 2018

Primeira turma do Curso de formação em Tai Chi Chuan Contemporâneo do Rio de Janeiro, ministrado pelo Prof. Renato Frade.



Confira o vídeo de abertura do Evento.

Parabéns a Igor Oliveira do Instituto Foo Suee pela conclusão do módulo 1 do Curso de Formação de Instrutores em Tai Chi Chuan Contemporâneo. 

Parabéns a Claudinei Moreira do Instituto Gonçalves pela conclusão do módulo 1 do Curso de Formação de Instrutores em Tai Chi Chuan Contemporâneo. 

Parabéns a Raphael Lobo do Instituto Foo Suee pela conclusão do módulo 1 do Curso de Formação de Instrutores em Tai Chi Chuan Contemporâneo.

Parabéns a Rafael Bione do Instituto Foo Suee pela conclusão do módulo 1 do Curso de Formação de Instrutores em Tai Chi Chuan Contemporâneo.

Parabéns a Antonio Bione do Instituto Foo Suee pela conclusão do módulo 1 do Curso de Formação de Instrutores em Tai Chi Chuan Contemporâneo.

Parabéns a Max Silva do Instituto Foo Suee pela conclusão do módulo 1 do Curso de Formação de Instrutores em Tai Chi Chuan Contemporâneo. 

Parabéns a Miquéias Miranda do Instituto Gonçalves pela conclusão do módulo 1 do Curso de Formação de Instrutores em Tai Chi Chuan Contemporâneo. 

Parabéns a Luan do Instituto Foo Suee pela conclusão do módulo 1 do Curso de Formação de Instrutores em Tai Chi Chuan Contemporâneo. 

Parabéns a Vinicius Costa do Instituto Foo Suee pela conclusão do módulo 1 do Curso de Formação de Instrutores em Tai Chi Chuan Contemporâneo. 

Parabéns a Beza do Instituto Frade pela conclusão do módulo 1 do Curso de Formação de Instrutores em Tai Chi Chuan Contemporâneo. 

Parabéns a Elizabeth do Instituto Frade pela conclusão do módulo 1 do Curso de Formação de Instrutores em Tai Chi Chuan Contemporâneo. 

Parabéns a Lucinéia Leão do Instituto Frade pela conclusão do módulo 1 do Curso de Formação de Instrutores em Tai Chi Chuan Contemporâneo. 

Parabéns a Lorayne Frade do Instituto Frade pela conclusão do módulo 1 do Curso de Formação de Instrutores em Tai Chi Chuan Contemporâneo. 

 Parabéns a Raphael Oliveira do Instituto Foo Suee pela conclusão do módulo 1 do Curso de Formação de Instrutores em Tai Chi Chuan Contemporâneo. 

Mestre Bione a Esquerda da tela, Prof. Rafael Bione ao centro e Mestre Renato Frade a direita.


Turma reunida ao final do Curso -  Parabéns a todos!!!


Turma executando chute com o calcanhar a direita na forma 8 de Taiji (tai chi chuan).

Turma executando  Galo dourado na forma 8 de Taiji (tai chi chuan).

Turma executando o Alisando a cauda do pássaro na forma 8 de Taiji (tai chi chuan).

Turma executando o Alisando a cauda do pássaro na forma 8 de Taiji (tai chi chuan).

 Turma executando o Alisando a cauda do pássaro na forma 8 de Taiji (tai chi chuan).

  Turma executando o Alisando a cauda do pássaro na forma 8 de Taiji (tai chi chuan).

Mestre Bione demostrando o que aprendeu no curso e formação de Instrutor em Tai Chi Chuan Contemporâneo na forma 8 de Taiji (tai chi chuan).



Mestre Bione parabenizando e agradecendo ao mestre Renato por todo conhecimento transmitido.

Nós do Instituto Frade agradecemos ao Mestre Bione e ao Prof. Rafael Bione do Instituto Foo Suee pela recepção e carinho demonstrado ao longo do curso. 

Nossa gratidão e Respeito!



#taichi
#taichichuan
#taijijian
#taiji
#taijiquan
#profrenatofrade

Comentários

  1. Gostaria de saber o que é "Tai Chi Chuan contemporâneo"? Esse blog mostra algumas fotos da execução da "Forma 8". A Forma 8 (juntamente com algumas outras Formas) foi criada em 2000 pelo Comitê Nacional de Esportes da China para padronizar determinadas sequências com a finalidade de exibição e competição. A Forma 8, assim como a 16, 24, 42, 88, espada 16 e espada 32, todas são derivadas principalmente do estilo Yang. A Forma 42 contempla os estilos Chen, Yang, Sun e Wu. Todas essas Formas citadas são do ESTILO DE PEQUIM, pois não são originais, porém, adaptações de vários estilos. Sendo assim, creio que o que está sendo ensinado aos seus alunos é o ESTILO DE PEQUIM. Seu estiver errado, gentileza argumentar. Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tai_chi_chuan_estilo_de_Pequim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Sérgio!!! Em primeiro lugar muito obrigado pela sua pergunta.

      Vamos lá. Diria que você está parcialmente correto. Mas esse nome (estilo de Pequim) até onde eu sei não é usado na China. No meio dos praticantes de kung-fu aqui do Brasil, utilizamos o nome contemporâneo para diferenciar do tradicional. Quando essas formas chegaram ao Brasil levaram o nome de Wushu Olímpico, Wushu Moderno entre outros.

      Temos uma variedades de nomes que acaba por levar a confusões. O nome adotado hoje seria Wushu que se desdobraria em Wushu Esportivo e Wushu Tradicional.

      O wushu esportivo se desenvolveu a partir do wushu tradicional e é apresentado ao mundo na forma de um esporte olímpico moderno com uma combinação perfeita de práticas antigas e princípios esportivos modernos. Fonte:http://www.iwuf.org

      Quanto as formas (taolu) eu não chamaria de adaptação, pois este termo nos levaria a uma compreensão muito superficial e estaria por menorizar o esforço de inúmeros mestres que criaram e difundiram tal prática.

      (Taolu, refere-se ao componente de prática de rotina definida (formulário) do wushu. As rotinas de Taolu compreendem um conjunto continuamente conectado de técnicas pré-determinadas, coreografadas de acordo com certos princípios e filosofias que incorporam técnicas e princípios estilísticos de ataque e defesa.)

      "Sem querer menorizar os demais estilos eu poderia alegar que o Yang é uma adaptação do Chen, e este por sua vez uma adaptação do estilo de Wudang, e este uma adaptação das práticas Bodhidharma." por favor não levar esse paragrafo a sério... só fiz isso para mostrar que o termo adaptação foi mal empregado. Acredito que o termo Co-criação seria mais adequado para representar o que foi feito. O que houve de fato foi uma evolução.

      Alguns alegam que as praticas contemporâneas não trazem consigo a essência do kung-fu. Preciso descordar em número, gênero e grau dessa afirmativa. Sabe a única coisa que as técnicas contemporâneas não carregam consigo? O feudalismo que havia em algumas escolas de kung-fu, onde o aluno estava em um nível inferior ao mestre. Hoje isso não existe mais, e na nossa escola professor, instrutor e alunos são iguais.

      Para fechar faria a seguinte pergunta:

      Imagine por 5 segundos a sua geleia preferida ...

      Agora coloque ela em 5 potes de tamanhos e formatos diferentes ...

      Agora imagine você provando a geleia de cada pote ...

      Houve diferença no sabor?

      Claro que não... só mudou o recipiente.

      Então eu afirmo para você que prefiro adotar o nome contemporâneo por questões didáticas e aproveito para dizer que essas formas (tauous) carregam consigo tudo que há de mais valoroso da cultura chinesa e tudo que há de princípios da medicina chinesa.

      Em nosso curso estamos oferecendo além das formas, princípios da medicina chinesa, yin e yang, cinco elementos, 13 posturas fundamentais, 10 princípios essências, estudo dos meridianos chineses, história de cada estilo e muito mais.

      E por fim Pequin é sede da IWF - International Wushu Federation (IWF), orgão ofical do Governo Chinês que rege o Wushu na China e para suas filiadas mundo a fora. http://www.iwuf.org/

      No Brasil temos Confederação Brasileira de Kung-fu/Wushu (CBKW) que é filiada a IWF.
      http://www.cbkw.org.br/

      No Rio de Janeiro temos a Federação de Kung-Fu do Estado do Rio de Janeiro (FKFERJ) que é filiada a CBKW. www.fkferj.org.br

      O Prof. Renato Frade é filiado a FKFERJ. http://profrenatofrade.blogspot.com

      Excluir
  2. Boa noite professor Renato.
    Quero parabenizá-lo pela excelente didática e metodologia no ensino de sua arte e pelo excelente domínio de conhecimento teórico-prático. Sempre tive interesse em aprender Tai Chi e, eis que surge essa excelente oportunidade no curso de formação de instrutores, que pretendo explorar o máximo. Minha cultura pessoal é estar sempre aberto à novos conhecimentos sem preconceitos e com a taça vazia para assimilar o máximo de conhecimento possível. Um grande abraço e até o 2º módulo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Professor Claudinei! Sentimo-nos honrados pelas suas palavras. Sobre tudo por conhecermos a qualidade do profissional que nos avalia. Esperamos nos superar no próximo módulo. Até breve!

      Excluir
  3. Obrigada professor Renato pela oportunidade de conhecer e aprender sobre Tai chi. O curso é excelente e com riqueza de detalhes, gostei muito do primeiro módulo e ja estou ansiosa pelo segundo módulo. Parabéns, voce além de mostrar que tem total conhecimento e domínio sobre o assunto, sabe também transmitir o conhecimento com muita didática e leveza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que Bom Lucinéia que você gostou da aula. Para nós é muito importante o feedback para que possamos melhor atende-los. No próximo módulo iremos estudar a forma 16 de mãos, e nos aprofundarmos um pouco mais nas 13 posturas fundamentais.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como unificar o Tai Chi Chuan no Rio de Janeiro?

Tai Chi Chuan e os Cinco Elementos - Meditação em Movimento.