QI GONG PARA SAÚDE


Associação Chinesa de Qi Gong para saúde (ACQS) deu início a uma campanha por uma vida mais saudável. A China está compartilhando com o mundo seu conhecimento milenar. Vale salientar que, na visão deles, a doença deve ser combatida antes de sua existência. Segundo eles, Qi Gong pode ser uma boa forma de prevenção e manutenção da boa saúde.
Qi Gong são exercícios físicos e seus movimentos são ritmados pela respiração. Durante sua execução deve-se realizar três ajustes.





1º Movimento corporal deve ser equilibrado, coordenado e simétrico (boa postura).
2º A respiração deve estar sincronizada com os movimentos e é ela que ritma os movimentos.
3º A mente deve estar concentrada e atenta ao momento em si.




Na China e no mundo existe uma infinidade de exercícios de Qi Gong catalogados ou não. A China em um movimento interno com suas Universidades, e um corpo docente da mais alta qualidade, compilou algumas sequências.




Alguns critérios foram utilizados como, por exemplo: A comprovação científica dos benefícios de uma dada sequência. Após pesquisa exaustiva e alguns anos de estudo, a ACQS finalizou seu processo de compilação e padronização, oficializando nove sequências Qi Gong para saúde.


Nesse primeiro momento está universalizando três sequências, a saber: O Ba Duan Jin (Exercícios das 8 peças), Yi Jin Jing (Exercício para fortalecimento dos Músculos) e Wu Qin Xi (Exercício dos 5 animais).
Nesse último final de semana, no estado do Rio de Janeiro foi realizado o 2º Curso Internacional de Qi Gong para a saúde. Tivemos a presença de pessoas ilustres e renomadas.


Professora Liu Xiao Lei profissional de artes marciais há mais de 20 anos e campeã mundial de Wushu.









Professor Xie Yelei professor da Universidade de Esportes de Beijing, além de professor de Tai Chi Chuan.









Esse curso só foi possível graças à dedicação e esforço de inúmeras pessoas aqui representadas pelo Professor Marcos Vinicius, presidente da Confederação Brasileira de Kung-Fu Wushu e pelo Professor Eduardo Rodrigues, presidente da Federação de Kung-fu Wushu do Estado do Rio de Janeiro.


O Instituto Frade de Tai Chi Chuan se fez presente no curso, representado por seu presidente, Professor Renato Frade e duas de suas alunas mais dedicadas ao Tai Chi Chuan, Therezinha Lins & Enir Dantas.

Foi um final de semana muito proveitoso, houve uma grande interação entre professores chineses e nós brasileiros. Acredito que cada brasileiro levou um pedacinho do que há de melhor da China para casa, assim como os Chineses levaram um pouquinho do Brasil com eles.
Agradeço a todos que de alguma forma contribuíram para a realização desse evento.

Att,

Prof. Esp. Renato Frade

Faixa Preta 1º Duen Associação Pak Ton Long de Kung-Fu
3º Duan pela Wushu International Wushu Federation
Certificado pela Chinese Health QiGong Association

CREF 14927-G/RJ – FKFERJ 00295



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Módulo 1 - Curso Livre de Formação em Instrutor de Taiji (Tai Chi Chuan) Contemporâneo turma 2018

Como unificar o Tai Chi Chuan no Rio de Janeiro?

Tai Chi Chuan e os Cinco Elementos - Meditação em Movimento.