Kung-Fu, Tai Chi Chuan, Wushu, Chi Kung, Qiqong, Pa Tuan Chin, Pa kua entre outros nomes chineses O que são esses nomes? Existe diferença real entre eles?

Kung-Fu, Tai Chi Chuan, Wushu, Chi Kung, Qiqong, Pa Tuan Chin, Pa kua entre outros nomes chineses
O que são esses nomes?
Existe diferença real entre eles?


Imagem: Vânia Camara
Meus queridos, sou praticante e professor de kung-fu há 20 anos, já vi, li e ouvi muita coisa, algumas se mostraram ser verdadeiras e outras mitos e/ou devaneios de alguns professores, por vezes motivados pela fantasia de um filme ou qualquer outro motivo, mas acredito que na maioria das vezes bem intencionados. Contudo, de boa intenção o inferno está cheio, isso se realmente existir um! Mas, vamos nos atentar ao que realmente importa, meu propósito hoje aqui é tentar desmistificar essas artes marciais chinesas.

Imagem: Vânia Camara



VOU EXPLICAR CADA UMA DELAS ISOLADAMENTE, MAS ATENTE E SAIBA, QUE NÃO HÁ DIFERENÇA REAL ENTRE ELAS, NO FIM, É TUDO A MESMA COISA.
A China é um país de dimensões continentais e uma diversidade cultural da mesma proporção. Os países orientais de uma forma generalizada são conhecidos por terem um lado mais espiritualizado, (alguns aqui no ocidente chamam equivocadamente de holístico e/ou alternativo). Esses países também são conhecidos pela sua disciplina e pela sua marcialidade (Alguns filmes ajudaram muito, quem nunca ouviu falar de Bruce Lee?). Pois bem, devido a essa diversidade cultural, a esse lado espiritualizado e marcial muitas diferentes formas de cuidar da saúde e de auto defesa surgiram, e daí vem toda essa confusão de nomes. Então vamos tentar acabar com essa confusão.
Wushu arte marcial chinesa que no Brasil é conhecida por Kung-fu (isso mesmo é a mesma coisa) a diferença de escrita se deve ao ajuste da pronúncia ao nosso alfabeto, ou seja, escrevemos por aproximação fonética de Wushu. Um bom exemplo seria escrever a palavra Casa com Z, ou seja, Caza. Parece estranho, mas foi isso que aconteceu com a palavra Wushu.
Entendido que wushu e kung-fu são a mesma coisa, por ora vamos separar um pouco. Na China existe uma diversidade enorme de estilos de wushu, ou seja, diferentes formas de se praticar wushu. Uma boa analogia seria uma palavra sinônima. Por exemplo, sinônimo da palavra “casa”, seria “domicílio”. Ora eu usei um sinônimo, mudou alguma coisa na sua mente, acredito que não. Mas somos capazes de identificar um gama enorme de modelos de casa, casas quadradas, retangulares, de um andar e por aí vai, mas no fim todas tem o mesmo propósito, abrigar pessoas. É assim com o wushu, existem muitas formas de praticá-lo, mas no fim, todos tem o mesmo propósito, CUIDAR DA SAÚDE E AUTO PROTEÇÃO. Simples assim.
Pois bem, o wushu pode ser “dividido” em estilos internos e externos (obs. essa divisão é apenas didática). Aqui no ocidente muitas vezes eles são ensinados separadamente. Como reconhecer um estilo interno ou externo? Então, vamos citar alguns nomes: Tai Chi Chuan, Chi Kung, Qiqong, Lian Kung, Pa Tuan Chin, Pa kua, entre outros, são todos práticas internas. Ai meu Deus, que loucura é essa? Calma, é tudo muito simples, são todos “casa” suas manifestações externas, ou seja, seus gestos são diferentes, mas no fim, objetivam cuidar da saúde. Só isso. Na verdade não se prenda a NOMES.
Acabamos de descobrir que Tai Chi Chuan é kung-fu, ou melhor, wushu! Isso mesmo, tai chi não é apenas um monte de exercícios lentos feito por idosos numa praça. É, e sempre foi, wushu - uma arte marcial chinesa. Calma, vou explicar!
Para construirmos uma casa é necessário ter tijolos, cimento, areia e pedra, em analogia esses seriam os fundamentos da medicina chinesa. Agora sem um bom pedreiro como fazer uma boa casa? Da mesma forma sem um bom mestre como aprender wushu? Difícil, não?
Wushu é a casa, as mobílias da casa são os princípios da medicina tradicional chinesa, a fachada da casa são os gestos e/ou movimentos externos do wushu que podem ser executados de forma suave (yin) ou ágil (yang), conforme a circunstância.
Agora pegaremos os movimentos básicos que são: as bases de pernas e/ou posturas, adicionamos técnicas de perna (chutes, bloqueios), adicionamos técnicas de braço (socos, defesas), adicionamos técnicas de arremesso (projeções), adicionamos técnicas de mobilizações (chaves e entorses), adicionamos técnicas de meditação (respiração e alto descobrimento), pronto teremos wushu e alcançaremos boa saúde física e mental.
Após essas comparações entenda que todos os nomes citados no inicio do texto são gestos, internamente são a mesma coisa e no fim é isso que importa.
Chi Kung, Qiqong, Pa Tuan Chin são séries de exercícios respiratórios que tem por objetivo melhorar a saúde, exercícios realizados normalmente em pé e em posturas semi-agachadas, e são ritmados pela respiração, por vezes apresentam alguma movimentação lateral, mas pouca. Normalmente utilizada como exercícios básicos na prática do Tai Chi Chuan, como forma de aquecimento, melhora a postura, o equilíbrio, a coordenação motora, a concentração entre outros benefícios. Há aqueles professores que só ensinam esse pedacinho, que na minha humilde opinião, é como se eu lhe presenteasse apenas com tijolo. Será que dá para fazer uma casa? Não estou julgando ninguém, por favor, não me entendam mal.
Então podemos dizer que Wushu seria uma prática sistematizada por um dado mestre que desenvolve simultaneamente hábitos saudáveis de vida e técnicas de auto defesa. Tem variações externas (gestos) e nenhuma variação interna (princípios da medicina chinesa). Exemplos de estilos externos: Louva a Deus, Garra de Águia entre muitos outros, há também variação de acordo com a região, norte ou sul da China, ou seja, os estilos norte têm sistematizações distintas entre si, mas características próprias da região que são comuns a todos, assim como os estilos do sul da China.
Quer aprender Wushu, vem que eu lhe ensino com o maior prazer, essa arte fantástica. Mas lembre-se, é preciso ter PACIÊNCIA, RESPEITO, CONFIANÇA, PERSEVERANÇA.
No Instituto Frade de Tai Chi Chuan você poderá aprender técnicas de meditação, técnicas de auto defesa, técnicas de combate. Você poderá praticar Wushu para saúde, para defesa pessoal, para fins esportivos. Aqui você escolhe como praticar o seu Wushu.
Um último esclarecimento, não há limite de idade. O Wushu molda-se conforme o praticante, seja uma criança, seja um adulto ou idoso, portador de necessidade especial ou não. O Wushu não é mais propriedade da China ele é de todos nós. Eu posso ser o seu facilitador. Venha e descubra.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------
Corte aqui e traga este questionário. Vale uma aula experimental grátis e 50% na primeira mensalidade. Promoção válida somente para novos alunos.


Nome: ____________________________________________________________________________

Conte um pouco de você:
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Objetivo:
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Meu interesse no Wushu é?

(  ) Profilático (saúde e qualidade de vida)

(  ) Marcial (auto defesa e combate corpo a corpo)

(  ) Esportivo (participar de competições)

obs. pode-se selecionar mais uma opção.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Módulo 1 - Curso Livre de Formação em Instrutor de Taiji (Tai Chi Chuan) Contemporâneo turma 2018

Como unificar o Tai Chi Chuan no Rio de Janeiro?

Tai Chi Chuan e os Cinco Elementos - Meditação em Movimento.