BENEFÍCIOS DA PRÁTICA DO TAI CHI CHUAN
O Tai Chi Chuan (TCC) é uma arte milenar de origem chinesa e seus princípios filosóficos confundem-se com os princípios taoístas, independentemente de credo ou religião. Sendo praticado em três níveis concomitantemente avançado, intermediário e iniciante.
No nível avançado pratica-se uma introspecção acerca do SER promovendo, dessa forma, uma valorização das virtudes tais como: humildade, honestidade, caráter moral, benevolência, amor à vida, desapego a bens terrenos entre outros. Atendendo dessa forma ao princípio de “MENTE SÃ, CORPO SÃO”.
Em nível intermediário são desenvolvidas técnicas marciais de defesa pessoal promovendo aos seus praticantes conhecimentos necessários para auto defesa. Tais técnicas pautam-se em usar a força do agressor contra ele mesmo de forma não violenta, utilizando- -se principalmente de movimentos circulares como girar, puxar, repelir e empurrar.
Em nível iniciante é uma atividade leve e de baixo impacto, ajusta-se facilmente aos praticantes sendo eles jovens ou idosos, por meio de movimentos lentos e graciosos, ritmados pela respiração. Promove a seus praticantes a melhora do equilíbrio físico e mental, da flexibilidade, da coordenação motora, da capacidade respiratória, da força muscular, previne e atenua a osteoporose, artrose, artrite, prisão de ventre, combate o estresse entre muitos outros benefícios.
Por fim o TCC apresenta inúmeros benefícios a quem o pratica seja na esfera mental, física e/ou marcial, sendo recomendado a todo aquele que busca tornar-se uma pessoa melhor e mais saudável.
Comentários
Postar um comentário