Teoria da Criação do Tai Chi Chuan

Existem duas teorias aceitas atualmente:
A primeira acredita que por volta da Dinastia Sung, o monge Chang San Feng, aproximadamente há 700-800 anos, viveu no Templo Shaolin e foi para a Montanha Wudang onde desenvolveu o Tai Chi Chuan pela observação de uma garça lutando com uma serpente. A garça atacava a serpente com movimentos rígidos e ferozes. A Serpente por sua vez era flexível e maleável, e assim, ela não perdeu sua vida para a garça. O rígido foi controlado pelo suave.

A segunda teoria é que o Tai Chi Chuan foi criado por Chen Wangting na vila Chenjiagou, condado Wen, na Província de Henan aproximadamente há 300 anos, nascendo assim o estilo Chen de Tai Chi Cuan.
Atualmente existem 5 diferentes estilos de Tai Chi Chuan, todos eles são interrelacionados, os movimentos externos são um pouco diferentes, mas as energias internas são as mesmas.

Estilo Chen - Os movimentos são contínuos e explosivos; rápidos e lentos; fortes e suaves; as posturas são baixas.
Estilo Yang - Yang Luchan aprendeu a forma velha da família Chen. Os movimentos são lentos, contínuos, suaves, grandes e abertos e as posturas são altas.
Estilo Wu/Hao - O primeiro estilo Wu veio dos estilos Yang e Chen e é lento, plano, pequeno e as posturas são altas.
Estilo Wu - O estilo Wu veio de Wu Quanyu e Wu Jian Quan que aprenderam de Yang Banhou. Eles inclinavam o corpo deles para o lado, mas quando eles inclinavam, pensavam estar retos.
Estilo Sun - Sun Lutang aprendeu de Hao Weijian. Os movimentos deles combinam 3 estilos juntos: Tai Chi Chuan Wu/Hao, Hsing I Chuan e Bagua Chuan.

Nota: Artes Marciais Internas como o Tai Chi Chuan usam um caminho suave para fazer o corpo suave, seguindo a energia do oponente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Módulo 1 - Curso Livre de Formação em Instrutor de Taiji (Tai Chi Chuan) Contemporâneo turma 2018

Como unificar o Tai Chi Chuan no Rio de Janeiro?

Tai Chi Chuan e os Cinco Elementos - Meditação em Movimento.